Toda a criança, adolescente, e mesmo o homem maduro, enquanto está no plano do ego, sofre de insegurança. Essa insegurança é diretamente proporcional à liberdade: 100% de liberdade é 100% de insegurança. A natureza humana é essencialmente bipolar, mas apenas um pólo funciona inicialmente: o da liberdade. Complexos e traumas não se originam quando o educador sabe fazer ver ao educando a razão e a racionalidade de uma proibição. Castigo não é punição. Punir para fazer sofrer é procedimento imoral; mas castigar para melhorar é recomendável. Naturalmente, se o educando percebe que o educador o faz sofrer para se vingar de alguma ofensa pessoal, cria ódio dele e sente-se inustiçado; mas, quando o educador procede racionalmente, o educando compreende que ele o castiga por amor, não por vingança, e, mais tarde, lhe será grato pelo fato de o ter educado desse modo. É essencial que o educador faça ver ao educando que lhe proíbe isto ou aquilo por amor, pelo bem dele. Amor compreendido não gera complexos e traumas. De maneira que o principal problema da educação é o educador, e não o educando.
Educação do Homem Integral, de Huberto Rohden.
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