quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Educação

Abrir uma escola é incentivar a ciência, mas não é intensificar a consciência. Se houvesse consciência suficiente, não haveria necessidade de cadeias. Toda a ciência das escolas não pode fechar uma cadeia; mas onde há consciência não precisa haver cadeias. As nossas escolas quase nunca tratam seriamente da educação, mas limitam-se à instrução. A educação tem que ver com a consciência, a instrução é da ciência. Nem o governo e nem as igrejas tratam seriamente da educação, no sentido verdadeiro da palavra. O governo está interessado em instrução científica, e as igrejas limitam-se à simples moralização. Mas nem isto e nem aquilo é educação. Nem a instrução nem a moralização tornam o homem realmente melhor. A instrução tornam o homem erudito, a moralização torna o homem altruísta. Mas nem erudição nem altruísmo são educação verdadeira. O homem realmente educado é bom, não simplesmente altruísta, pois não espera recompensa por ser bom, nem antes nem depois da morte - ele é incondicionalmente bom.

Educação do Homem Integral, de Huberto Rohden.



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