terça-feira, 23 de julho de 2019

Economia de Sociedades

"... Os interesses financeiros, portanto, não se limitam a setores internos e uma sociedade, mas configuram-se através de grandes empreendimentos transnacionais que influenciam na economia de diversos países. Uma dessas grandes empresas hoje pode ter mais poder político que toda a categoria da política profissional de um ou mais países... "

"... Dessa forma,  percebe-se que os países não são tão livres assim para desenvolver sua sociedade da forma como gostaria, pois dependem de forças e relações internas e externas que defendem seus interesses de forma bastante incisiva..."

"... Transportando e adaptando a ideia de Boetie, percebe-se que, ao nosso atual controle tecnológico digital, aderimos voluntariamente. Muitas vezes, aliás, até pagando por isso.
     Muito desse fenômeno da exaltação da tecnologia se deve à tecnização de nossa cultura ocidental, o que traz consigo um afastamento do ser, conforme denunciado por Martin Heidegger.
     O excesso tecnicista da nossa cultura influencia diretamente a área da Educação. O tão falado ensino técnico tem como finalidade criar operários bem treinados com um conhecimento direcionado ao exercício prático da profissão..."

"... Parece, todavia, que a filosofia e seu exercício apontam para algo mais profundo e que sustentaria a curiosidade ou a crítica: ela é um insistente convite para manter a disponibilidade para espantar-se, admirar-se, de se deixar envolver com o mundo..."

Filosofia Ciência e Vida. André Roberto Ribeiro Torres. Wesley Adriano.



Mercado de Ordem Social

"... Segundo Ângela Ganem, em Adam Smith e a explicação do mercado como ordem social: uma abordagem histórico-filosófica, o mundo de Smith não era regido pela guerra de Hobbes ou pela paz de Locke: os interesses individuais geravam o bem-estar social por meio de um mecanismo natural e invisível que impunha harmonia e ordenação pacífica. Sem que fosse necessária a intervenção do Estado e de forma mais eficaz do que contratos sociais ou guerras, a ordem natural tornava possível a vida em sociedade. Era esta ordem natural que, a partir de conflitos, criava o bem-estar geral... "

Filosofia Ciência e Vida. Idy Judensnaider.

Comentário de Marcusvinicius: Somente é possível o surgimento do bem-estar geral através dos interesses individuais, desde que a maioria esteja concentrada num amplo benefício de si mesma, e preparada para desprezar completamente o outro e a morte. Ou seja, uma sociedade egocêntrica baseada na completa indiferença na realidade vil à sua volta. Um bem-estar de olhos fechados ao mundo.





quinta-feira, 4 de julho de 2019

Comunicação pelo Olfato por Flora Davis

"Também parece que há certa tentativa em substituir os odores naturais pelos industrializados, isto é, perfumes, loções de barba e afins. Deve-se admitir que há algo de grotesco no modo como a mulher se esmera para se livrar de seu odor biológico, desodorizando cuidadosamente o corpo nas partes mais íntimas, para, em seguida, aplicar um perfume com a fragrância sexual de algum outro animal mais sábio."

"... Entre todas  as experiências a que somos sujeitos, o barulho e o cheiro são os dois únicos a que não se pode suportar. Uma pessoa pode fechar os olhos, pode se recusar a tocar as coisas ou  a comer, mas será impossível deixar de ouvir um barulho e impossível bloquear o olfato... "

"... O sentido do olfato  tem uma importância imensa para a maioria dos animais. Ele acusa a presença de inimigos, excita os bichos na presença do sexo oposto, funciona como limite territorial, permite-lhes seguir o rebanho quando se perdem e identifica o estado emocional e outras espécies..."

"... Isso pode ter dado ao homem a grande capacidade de suportar aglomerações. Se os homens fossem dotados de nariz como os ratos,  eles estariam sujeitos permanentemente à variação emocional que ocorre nas pessoas ao seu redor... a raiva de outras pessoas daria para se perceber pelo cheiro... Haveria menos controle consciente, uma vez que os centros olfativos de cérebro são mais antigos e mais primitivos do que os centros visuais."

"... Entretanto, existem várias informações sobre milhares de pessoas dotadas de extraordinária capacidade - homens e mulheres realmente prodigiosos - que distinguem uma pessoa da outra, detectam emoções, conseguem dizer onde um amigo estava ou com quem ele esteve pelo cheiro que ele traz na roupa e na pele."




Ritmo do Encontro Humano por Flora Davis

"Trabalhando com grandes lojas, Chapple descobriu que cada artigo à venda requer um tipo diferente de vendedor. Uma balconista do setor que fica direto no nível da rua precisa, muitas vezes, atender vários fregueses simultâneamente e, portanto, é necessário que ela possa dispor de um ritmo de interação rápido e flexível. Por outro lado, a encarregada de vender roupas finas deve ficar por perto, conversando um pouquinho com a freguesa que experimenta um modelo e deve ser capaz de perceber quando a cliente reage a um vestido em particular, a fim de que possa realmente se empenhar em vender aquela roupa."



terça-feira, 18 de junho de 2019

Equilíbrio

No meu entendimento, para buscar alcançar um equilíbrio diante da opulência do calor do sol no Brasil, os tons de cores mais escuras e frias deveriam ser mais usadas em produtos. Para suavizar a percepção da visão tão exageradamente usada dos anos sessenta para cá. Até para abrandar os nossos ímpetos diante de nossos próprios sentidos.



sábado, 15 de junho de 2019

Interpretando Manifesto Surrealista de Breton 2

O sonho, ao que tudo indica, é contínuo, e possui traços de organização. A memória arroga-se o direito de nele fazer cortes. Nada nos permite induzir a uma maior dissipação dos elementos constitutivos do sonho; Ou seja, torna-se quase impossível dominar o próprio sonho onírico. Talvez a solução seja esperar alcançar um grau de consciência cada dia mais elevado.

     É por isso, que no meu entendimento, o artista tem de ser o mais consciente e não o mais sonhador da sociedade.
     O espírito do homem que sonha se satisfaz plenamente com o que lhe acontece. A angustiante questão da possibilidade de resolver-se com sim ou não, não mais está presente na alma.
     Se o despertar do homem é mais duro, se ele quebra muito bem o encanto, é que o levaram a ter uma rara ideia da expiação da criação.
     A aparência destes dois estados, tão contraditórios na aparência, o sonho e a realidade, pode ser uma espécie de realidade absoluta, ou se assim podemos dizer, de surrealidade.



Interpretando o Manifesto Surrealista de Breton 1

Manifesto Surrealista - O surrealista se agarra a essa ilusão, só quer conhecer a facilidade momentânea, extrema, de todas as coisas. E agora somente existe a lei arbitrária, que torna-se incapaz de assumir por muito tempo algum tipo de papel inferior.

A imaginação querida, o que sobretudo o surrealista ama em ti é não saber perdoar. O surrealista não aceita reduzir a imaginação à servidão. Ele considera o louco, servo ou vítima da própria imaginação. Pois no "angelical capitalismo", cada um é pago para saber. E de fato, alucinações, ilusões, etc são fontes de gozo sádico nada desprezível. Uma continuidade da vida é uma noção instável demais para se igualar aos melhores os momentos de depressão, e de fraqueza.

 A experiência, ou utilidade imediata, é guardada pelo bom senso. O homem quando entre em estado de sonho onírico (sonolência) é logo lançado ao joguete da sua memória. O sonho fica reduzido à noite, que geralmente não traz bom conselho. Nos limites do sonho onde exerce sua ação (supõe-se que a exerce).



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Interpretando Posturas Físicas

"     Foi Albert Scheflen que descobriu que as atitudes corporais de uma pessoa ressoam, ecoam em outra com uma frequencia espantosa. Dois amigos se sentam exatamente do mesmo jeito, cruzando a perna direita  em cima da esquerda, por exemplo, e as mãos entrelaçadas atrás da cabeça. Ou, numa imagem especular, um deles cruzando a perna esquerda em cima da direita. Scheflen chama isso de postura congruente e acredita que sempre que as pessoas estejam de acordo, há uma tendência em compartilhar a postura também."

"... As pessoas de nível mais ou menos igual quase sempre assumem postura igual, o que não ocorre muito entre professor e aluno, chefe e secretária."

"     Mudar a postura, assim como a gesticulação, parece coincidir com a mudança da linguagem falada. Scheflen descobriu que, numa conversa, o indíviduo mexe a cabeça e os olhos a cada grupo de sentenças, normalmente quando acaba de expor um assunto e, quando uma grande mudança no assunto ocorre, há também um grande movimento do corpo."

"     Scheflen descobriu também que a maioria das pessoas dispõe de um repertório de posturas incrivelmente limitado e que as mudanças se dão em sequencias previsíveis."

"     Há posturas consideradas convenientes e inconvenientes para muitas situações sociais em nossa cultura. Não se fica escarrapachado durante uma reunião de negócios, assim como não se põe o pé na mesa durante um jantar. E, de maneira bem deliberada, pode-se transmitir uma mensagem, adotando-se uma postura inadequada, conforme a situação.



domingo, 27 de janeiro de 2019

Identidade & Personalidade

"Anos 1860. Francis Galton provoca o debate sobre se a natureza (habilidade inata) ou a criação (educação) tem mais impacto sobre a personalidade."

"1952. Jean Piaget afirma que a capacidade de absorver e processar informação se desenvolve pela interação entre as habilidades inatas da criança e o ambiente em que vive."

"Para o psicólogo russo Lev Vygotsky, as habilidades necessárias para raciocinar, compreender e memorizar têm origem na vivência da criança com pais, professores e colegas. Vygotsky entendia que o desenvolvimento humano se dava em três níveis: cultura, interpessoal e individual. Os maiores interesses de Vygotsky eram os níveis cultural e interpessoal, uma vez que, para ele, nossas experiências formativas são sociais: construímos nossa identidade pela relação com os outros. Vygotsky acreditava que as crianças absorvem a sabedoria, os valores e o conhecimento técnico acumulados pelas gerações anteriores ao interagir com os cuidadores e usam essas ferramentas para aprender a se virar no mundo com eficácia. Mas é apenas por meio da interação social que as crianças podem vivenciar e internalizar essas ferramentas culturais. Até nossa habilidade de pensar e raciocinar em nível individual deriva das atividades sociais desempenhadas durante o desenvolvimento que promoveram nossas capacidades cognitivas inatas."

"1945. O psicanalista americano René Spitz relata os efeitos desastrosos em crianças que crescem em orfanatos."

"1951. John Bowlby conclui que a criança demanda uma relação íntima e contínua com a mãe."

"1958. O antropólogo Melford Spiro escreve Children of the Kibbutz e insinua que os métodos ocidentais, em que a mãe é a maior responsável por cuidar da criança, funcionam bem em todas as culturas."

"1996. Em seu best-seller, New Passages, a escritor americana Gail Sheehy observa que os adultos estão prolongando a adolescência até depois dos trinta anos e atrasando os estágios da vida adulta proposta por Erikson em cerca de dez anos."



domingo, 20 de janeiro de 2019

Interpretação de Postura Física

"Foi Albert Scheflen que descobriu que as atitudes corporais de uma pessoa ressoam, ecoam em outra com uma frequência espantosa. Dois amigos se sentam exatamente do mesmo jeito, cruzando a perna direita em cima da esquerda, por exemplo, e as mãos entrelaçadas atrás da cabeça. Ou,  numa imagem especular, um deles cruzando a perna esquerda em cima da direita. Scheflen chama a isso de postura congruente e acredita que sempre que as pessoas estejam de acordo, há uma tendência a compartilhar a postura também..."

"... As pessoas de nível mais ou menos igual sempre assumem postura igual, o que não ocorre muito entre professor e aluno, chefe e secretária... "

"Mudar a postura, assim como a gesticulação, parece coincidir com a mudança da linguagem falada. Scheflen descobriu que, numa conversa, o indivíduo mexe a cabeça e os olhos a cada grupo de setenças, normalmente quando acaba de expor um assunto e, quando uma grande mudança no assunto ocorre, há também um grande movimento do corpo... "

"Scheflen descobriu também que a maioria das pessoas dispõe de um repertório de posturas incrivelmente limitado e que as mudanças se dão em sequências previsíveis... "

"Há posturas consideradas convenientes e inconvenientes para muitas situações sociais em nossa cultura. Não se fica escarrapachado durante uma reunião de negócios, assim como não se põe o pé na mesa durante um jantar. E. de maneira bem deliberada, pode-se transmitir uma mensagem, adotando-se uma postura inadequada, conforme a situação... "




terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Filosofia da Educação

"A filosofia historicamente põe em cheque o poder, porque ela se constitui na palavra que questiona e desestabiliza o poder estabelecido. O discurso que sustenta a prática da filosofia é um discurso que desconstrói dogmas, implode-os, enquanto boa parte do poder se constitui na cristalização de certezas e na anulação do pensamento. A palavra potente, que questiona e institui a realidade social, é aquela que funda e legitima não só a filosofia, mas também a democracia. Por que a filosofia é tão vulnerável ao poder estabelecido no Brasil? Porque a democracia também o é. Uma e outra são facilmente retiradas de cena quando os governos se afirmam sobre uma legitimidade questionável.
     Há, no Brasil, há um franco investimento na desqualificação do pensamento crítico e analítico, esvaziando-o de sua capacidade de evidenciar contradições. A filosofia oficialmente, ao perder sua obrigatoriedade e depender de sua presença na Base Nacional Comum nos currículos é um sintoma de que a democracia declina. Mas não nos iludamos: não se trata somente dos governos, a filosofia contemporaneamente luta contra uma concepção instrumental e monetária do mundo, em que o investimento em uma vida significativa é anulado. Uma cultura diária, tornada midiática, desqualifica o pensamento complexo e em perspectiva, infantilizando as pessoas com resumos simplificadores da realidade. Uma atrofia, associada a uma apatia, produz em nós o que Hanna Arendt chama de banalidade do mal, na medida em que, de alguma forma, muitos agem sem se comprometer com as implicações do que pensam, fazem e leem. Tal como Eichmann, responsável por muitas mortes durante o nazismo, trata-se do malnascido da indiferença e do desvalor."

Angela Medeiros Santi, Filosofia, Ciência & Vida.



Estética

"Penso a estética como um modo de reduzir a pobreza da experiência humana, incapaz de ser comunicada e compartilhada com relação a uma tradição (tal como pensa Walter Benjamin), ao viabilizar uma educação a que se recorre para subverter formas de existência predominantes em nosso meio, hoje frenéticas e irrefletidas, com base em estímulos produzidos pelas mídias e pelas telas. Por meio da educação estética podemos exercitar dimensões ignoradas pela atual sociedade, imediatista e apressada, a fim de resgatar a espera, a lentificação, a escuta, a atenção e a escolha. Em regimes de sociedade 24/7, como cunhou Jonathan Crary, que se estrutura norteada pelo imperativo da produtividade e da rentabilidade ininterruptas, com a vida que privilegia cálculo de ganhos, em um mundo de hiperaceleração e hiperestímulo, somos colocados no limite do que pode o humano. Em tal regime, a partilha de um sentido comum mergulha em declínio, dado que tal sentido é tecido na demora, na escuta, na maturação das vivências, o que não mais acontece. A estética nos permite criar linhas de fuga, que marcam outras possibilidades de sentido e vínculo com o real, capaz de transformar e revolucionar a percepção ordinária, de permitir a desconstrução de realidades já estabelecidas, pondo em cheque e subvertendo modos hegemônicos de sentir e perceber, ao arrancá-los de seu valor de uso e troca, liberando-os para um livre jogo com aquele que compõe a realidade à nossa volta, no afã de reconhecê-la em sua mutabilidade e renovação. Experiências de tempo (duração, lentificação), convívio, sentido de comunidade e pertencimento, criação e construção de sentidos, pela arte, pela cultura, constituem a estética e estão hoje no centro daquilo que pode produzir uma recuperação do humano, ao arrancá-lo de uma lógica unidimensional."

Angela Medeiros Santi, Filosofia Ciência & Vida.





Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...