"Também parece que há certa tentativa em substituir os odores naturais pelos industrializados, isto é, perfumes, loções de barba e afins. Deve-se admitir que há algo de grotesco no modo como a mulher se esmera para se livrar de seu odor biológico, desodorizando cuidadosamente o corpo nas partes mais íntimas, para, em seguida, aplicar um perfume com a fragrância sexual de algum outro animal mais sábio."
"... Entre todas as experiências a que somos sujeitos, o barulho e o cheiro são os dois únicos a que não se pode suportar. Uma pessoa pode fechar os olhos, pode se recusar a tocar as coisas ou a comer, mas será impossível deixar de ouvir um barulho e impossível bloquear o olfato... "
"... O sentido do olfato tem uma importância imensa para a maioria dos animais. Ele acusa a presença de inimigos, excita os bichos na presença do sexo oposto, funciona como limite territorial, permite-lhes seguir o rebanho quando se perdem e identifica o estado emocional e outras espécies..."
"... Isso pode ter dado ao homem a grande capacidade de suportar aglomerações. Se os homens fossem dotados de nariz como os ratos, eles estariam sujeitos permanentemente à variação emocional que ocorre nas pessoas ao seu redor... a raiva de outras pessoas daria para se perceber pelo cheiro... Haveria menos controle consciente, uma vez que os centros olfativos de cérebro são mais antigos e mais primitivos do que os centros visuais."
"... Entretanto, existem várias informações sobre milhares de pessoas dotadas de extraordinária capacidade - homens e mulheres realmente prodigiosos - que distinguem uma pessoa da outra, detectam emoções, conseguem dizer onde um amigo estava ou com quem ele esteve pelo cheiro que ele traz na roupa e na pele."
Nenhum comentário:
Postar um comentário