"A arte sempre foi alvo de grandes discussões nas mais diversas etapas históricas da humanidade. E, diga-se de passagem, que até hoje grandes dúvidas ainda pairam. Muitas e muitas indagações ainda não foram respondidas de forma adequada e estão longe de um consenso entre críticos, filósofos e escritores.
Estética como ciência da expressão linguística geral, de Benedetto Croce (1866-1952), publicado, recentemente, pela É Realizações, traz uma contribuição significativa para a área da crítica, visto que repensa conceitos de genialidade, estética e outras igualmente importantes que deveriam ser refletidas..."
"De suma importância para a literatura: os limites entre a prosa e poesia. Croce reafirma que há poesia sem prosa, no entanto não poderia haver prosa de valor estético sem poesia. Eis duas dimensões, muitas vezes, difíceis de serem entendidas. Com isso o autor está querendo dizer que um texto científico bem escrito pode perfeitamente ter muito de poesia. E aí, certamente, residiria o seu valor estético."
Nenhum comentário:
Postar um comentário