"... A consciência de acesso possui quatro características óbvias. Primeira, temos noção, em vários graus, de um rico campo de sensações: as cores e formas do mundo à nossa frente, os sons e odores que nos envolvem, as pressões e dores em nossa pele, ossos e músculos. Segunda, porções dessas informações podem incidir no enfoque da atenção, ser introduzidas e retiradas alternadamente na memória de curto prazo e alimentar nossas cogitações deliberativas. Terceira, as sensações e pensamentos apresentam-se com uma qualidade emocional: agradável ou desagradável, interessante ou repulsivo, excitante ou tranquilizador. Finalmente, um executivo, o eu, aparece para fazer escolhas e acionar as alavancas do comportamento. Cada uma dessas características descarta algumas informações no sistema nervoso, definindo as vias principais da consciência de acesso. E cada uma desempenha um papel definido na organização adaptativa do pensamento e percepção para atender à tomada de decisões e ação racionais... "
"... Nossa percepção imediata também não recorre exclusivamente ao nível superior de representação. Os níveis superiores - os conteúdos do mundo, a substância de uma mensagem - tendem a permanecer na memória de longo prazo dias e anos após uma experiência, mas enquanto ela está ocorrendo nós percebemos as visões e os sons."
"... Não é difícil descobrir as vantagens da percepção do nível intermediário... Os níveis inferiores não são necessários, e os superiores não são suficientes... Porém, como ocorre na visão, o resto da mente também não pode satisfazer-se apenas com o produto final - neste caso, a ideia principal de quem fala. A escolha das palavras e o tom de voz contêm informações que nos permitem ouvir nas entrelinhas.
A próxima característica digna de nota na consciência de acesso é o foco de atenção... A psicóloga Anne Treismann concebeu algumas demonstrações simples, hoje clássicas, de onde termina o processamento inconsciente e começa o processamento consciente."
Como a mente funciona, de Steven Pinker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário