domingo, 3 de junho de 2018

Família

"No mundo inteiro considera-se que tanto os pais como a escola e o Estado são responsáveis pela educação. No Brasil, a lei federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação, diz em seu Artigo 1°: A educação abrange seus processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
     A família é a unidade básica da sociedade, e representa um grupo social primário formado por certo grau de parentesco ou por laços afetivos e de proximidade, que vive na mesma casa (lar). Tradicionalmente, é representada pelo pai, pela mãe e por um ou mais filhos. Ela influencia e é influenciada por outras pessoas e instituições.
     Considerada como o agente principal da educação, a família é uma instituição importante para a formação dos filhos e futuros cidadãos. Cabe a ela a satisfação das necessidades físicas, emocionais, psicológicas e sociais de seus filhos. Sua importância é muito grande no desenvolvimento de qualquer pessoa. O papel que assumimos neste grupo social geralmente dá origem ao que nos tornamos na fase adulta...
     A família possui inúmeras funções importantes, como estabelecer regras (o que é certo ou errado), assim como explicar os direitos e obrigações que cada indivíduo tem na sociedade. Ela deve gerar afeto e promover o desenvolvimento natural e a segurança de seus membros.
     A família deve ser a responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade... Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves consequências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades... A educação é ajudar a cada filho a crescer como pessoa, o que implica em proporcionar-lhes meios para adquirir e desenvolver as virtudes, tais como a sinceridade, a generosidade, a obediência, dentre muitas outras."

Valter C. Costa. Psicanálise.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...