"A mídia e os meios de comunicação modernos, como a Internet, noticiam inúmeros casos de agressões verbais e físicas entre alunos e professores em estabelecimentos de ensino. A família não fica de fora. A vioência doméstica, presente em muitos lares, também apresenta lamentáveis situações de agressões entre irmãos, entre pais e filhos, entre marido e mulher.
Quais são as causas destas situações? As justificativas são inúmeras e abrangem problemas sociais e econômicos, questões de saúde, mudança de valores, banalização da violência, etc.
Entretanto, apesar disso, muitos estudos consideram que as raízes destes problemas estão na falta de educação, de orientação e transmissão de valores para crianças e jovens. Esta constatação leva a outra questão relevante, também muito discutida nos últimos tempos: Quem são os responsáveis pela educação?
A palavra educação deriva do latim educere e significa conduzir (ducere) para fora. Assim, trata-se de um processo dinâmico, que representa um processo de deslocamento intelectual - do desconhecimento à sabedoria.
Em seu sentido geral, a educação é observada como uma forma de aprendizagem em que conhecimentos, habilidades e hábitos de um grupo de pessoas são transmitidos de uma geração a outra. A metodologia vai desde o ensino, a investigação e o autodatismo. De maneira geral, acontece por meio de experiências que exercem um efeito formativo sobre a forma de pensar, agir e sentir do ser humano.
Para Olivier Reboul em O que é educar, a educação é uma ação consciente por meio da qual o ser humano é capaz de desenvolver suas aptidões físicas, intelectuais, assim como sentimentos sociais, estéticos e morais com o objetivo de cumprir, tanto quanto possível a sua missão como homem...
Nesse contexto deve-se perceber que a educação não é apenas a transmissão de conhecimentos ou valores, pois a atenção e o afeto são fundamentais e qualquer ambiente."
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