terça-feira, 18 de junho de 2019

Equilíbrio

No meu entendimento, para buscar alcançar um equilíbrio diante da opulência do calor do sol no Brasil, os tons de cores mais escuras e frias deveriam ser mais usadas em produtos. Para suavizar a percepção da visão tão exageradamente usada dos anos sessenta para cá. Até para abrandar os nossos ímpetos diante de nossos próprios sentidos.



sábado, 15 de junho de 2019

Interpretando Manifesto Surrealista de Breton 2

O sonho, ao que tudo indica, é contínuo, e possui traços de organização. A memória arroga-se o direito de nele fazer cortes. Nada nos permite induzir a uma maior dissipação dos elementos constitutivos do sonho; Ou seja, torna-se quase impossível dominar o próprio sonho onírico. Talvez a solução seja esperar alcançar um grau de consciência cada dia mais elevado.

     É por isso, que no meu entendimento, o artista tem de ser o mais consciente e não o mais sonhador da sociedade.
     O espírito do homem que sonha se satisfaz plenamente com o que lhe acontece. A angustiante questão da possibilidade de resolver-se com sim ou não, não mais está presente na alma.
     Se o despertar do homem é mais duro, se ele quebra muito bem o encanto, é que o levaram a ter uma rara ideia da expiação da criação.
     A aparência destes dois estados, tão contraditórios na aparência, o sonho e a realidade, pode ser uma espécie de realidade absoluta, ou se assim podemos dizer, de surrealidade.



Interpretando o Manifesto Surrealista de Breton 1

Manifesto Surrealista - O surrealista se agarra a essa ilusão, só quer conhecer a facilidade momentânea, extrema, de todas as coisas. E agora somente existe a lei arbitrária, que torna-se incapaz de assumir por muito tempo algum tipo de papel inferior.

A imaginação querida, o que sobretudo o surrealista ama em ti é não saber perdoar. O surrealista não aceita reduzir a imaginação à servidão. Ele considera o louco, servo ou vítima da própria imaginação. Pois no "angelical capitalismo", cada um é pago para saber. E de fato, alucinações, ilusões, etc são fontes de gozo sádico nada desprezível. Uma continuidade da vida é uma noção instável demais para se igualar aos melhores os momentos de depressão, e de fraqueza.

 A experiência, ou utilidade imediata, é guardada pelo bom senso. O homem quando entre em estado de sonho onírico (sonolência) é logo lançado ao joguete da sua memória. O sonho fica reduzido à noite, que geralmente não traz bom conselho. Nos limites do sonho onde exerce sua ação (supõe-se que a exerce).



Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...