"Além de definir os quatro estágios do processo de desenvolvimento, Piaget identificou algumas facetas fundamentais demandadas em cada fase: assimilação, acomodação e equilíbrio. A assimilação é o processo pelo qual incorporamos novas informações em esquemas já constituídos. A acomodação é requisitada quando, durante o processo de assimilação, descobrimos ser necessário modificar conhecimentos ou habilidades anteriores."
"... Piaget acreditava que a educação deveria motivar as pessoas a criar, inventar e inovar e desencorajá-las a se adaptar e seguir regras preestabelecidas à custa da imaginação."
" Os educadores não devem insistir em uma maneira única de fazer ou entender algo, asseverava Piaget, mas incentivar os processos naturais de aprendizado das crianças."
"... Piaget defendia que o aprendizado se dá de forma ativa, e não apenas por observação passiva, e que os professores devem levar isso em consideração."
"Tal como acontece no desenvolvimento intelectual, Piaget acreditava que as crianças se desenvolvem moralmente em estágios e, na maior parte do tempo, de forma autônoma. O verdadeiro crescimento moral não deriva de instruções dos adultos, mas das próprias observações dos pequenos sobre o mundo."
"As crianças só entendem de verdade o que elas próprias inventam." Jean Piaget.
Jean Piaget. O Livro de Psicologia.
eshops.mercadolivre.com.br/design mercantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário