"Incentivar o tempo todo o aluno na sua criatividade e na sua imaginação. Porque o objetivo da educação é criar homens e mulheres capazes de fazer coisas novas."
"Piaget, ao estudar as crianças, porém, percebeu que, para elas, a linguagem tinha uma importância menor e o mais importante eram suas próprias atividades."
"Educar significa, para a maioria das pessoas, tentar fazer com que as criança se assemelhe ao adulto típico da sua sociedade." Jean Paiget.
"Piaget concluiu, portanto, que é a ação, e não a interação social, que provoca o raciocínio nesse estágio."
"O saber é um sistema de transformações que se tornam progressivamente adaptadas."
"O primeiro estágio proposto por Piaget é o sensório-motor, que engloba os dois primeiros anos de vida. Durante esse período, as crianças aprendem sobre o mundo basicamente por meio dos sentidos (daí o sensório) e da ação e movimentação físicas (motor). A criança nesse estágio é egocêntrica, só consegue enxergar o mundo a partir do seu ponto de vista."
"Quando começa a desenvolver autoconsciência, a criança já possui as ferramentas do pensamento representativo e pode desenvolver e usar imagens, símbolos internos e linguagem. Tudo isso faz parte do segundo estágio, pré-operacional, em que o interesse fundamental da criança é aparência das coisas."
"A capacidade de pensar logicamente é ainda limitada, e a criança continua egocêntrica, incapaz de observar as coisas pela perspectiva do outro."
"No quarto estágio - o operacional formal - as crianças começam a manipular ideias (além de objetos) e são capazes de raciocinar com base apenas em afirmações verbais. Não precisam mais da referência de objetos concretos e podem acompanhar um raciocínio. Começam a pensar hipoteticamente; e esse novo poder de imaginação, bem como a capacidade de debater ideias abstratas, revela que estão menos egocêntricas."
Jean Piaget. O Livro de Psicologia.
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