domingo, 2 de dezembro de 2018

Piaget

"Além de definir os quatro estágios do processo de desenvolvimento, Piaget identificou algumas facetas fundamentais demandadas em cada fase: assimilação, acomodação e equilíbrio. A assimilação é o processo pelo qual incorporamos novas informações em esquemas já constituídos. A acomodação é requisitada quando, durante o processo de assimilação, descobrimos ser necessário modificar conhecimentos ou habilidades anteriores."

"... Piaget acreditava que a educação deveria motivar as pessoas a criar, inventar e inovar e desencorajá-las a se adaptar e seguir regras preestabelecidas à custa da imaginação."

" Os educadores não devem insistir em uma maneira única de fazer ou entender algo, asseverava Piaget, mas incentivar os processos naturais de aprendizado das crianças."

"... Piaget defendia que o aprendizado se dá de forma ativa, e não apenas por observação passiva, e que os professores devem levar isso em consideração."

"Tal como acontece no desenvolvimento intelectual, Piaget acreditava que as crianças se desenvolvem moralmente em estágios e, na maior parte do tempo, de forma autônoma. O verdadeiro crescimento moral não deriva de instruções dos adultos, mas das próprias observações dos pequenos sobre o mundo."

"As crianças só entendem de verdade o que elas próprias inventam." Jean Piaget.

Jean Piaget. O Livro de Psicologia.

eshops.mercadolivre.com.br/design mercantil


O Novo

"Incentivar o tempo todo o aluno na sua criatividade e na sua imaginação. Porque o objetivo da educação é criar homens e mulheres capazes de fazer coisas novas."

"Piaget, ao estudar as crianças, porém, percebeu que, para elas, a linguagem tinha uma importância menor e o mais importante eram suas próprias atividades."

"Educar significa, para a maioria das pessoas, tentar fazer com que as criança se assemelhe ao adulto típico da sua sociedade." Jean Paiget.

"Piaget concluiu, portanto, que é a ação, e não a interação social, que provoca o raciocínio nesse estágio." 

"O saber é um sistema de transformações que se tornam progressivamente adaptadas."

"O primeiro estágio proposto por Piaget é o sensório-motor, que engloba os dois primeiros anos de vida. Durante esse período, as crianças aprendem sobre o mundo basicamente por meio dos sentidos (daí o sensório) e da ação e movimentação físicas (motor). A criança nesse estágio é egocêntrica, só consegue enxergar o mundo a partir do seu ponto de vista."

"Quando começa a desenvolver autoconsciência, a criança já possui as ferramentas do pensamento representativo e pode desenvolver e usar imagens, símbolos internos e linguagem. Tudo isso faz parte do segundo estágio, pré-operacional, em que o interesse fundamental da criança é aparência das coisas."

"A capacidade de pensar logicamente é ainda limitada, e a criança continua egocêntrica, incapaz de observar as coisas pela perspectiva do outro."

"No quarto estágio - o operacional formal - as crianças começam a manipular ideias (além de objetos) e são capazes de raciocinar com base apenas em afirmações verbais. Não precisam mais da referência de objetos concretos e podem acompanhar um raciocínio. Começam a pensar hipoteticamente; e esse novo poder de imaginação, bem como a capacidade de debater ideias abstratas, revela que estão menos egocêntricas."

Jean Piaget. O Livro de Psicologia.



Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...