O campo referido é o meio psicológico no qual o indivíduo ou grupo coletivo estão inseridos em um momento específico; e Lewin notou que duas forças opostas estão presentes em qualquer campo: as forças de atração, que impulsionam as pessoas em direção aos seus objetivos, e as de repulsão, que inibem seu movimento nessa direção.
Para uma mudança de comportamento acontecer, deve-se levar em consideração todos os detalhes, tanto do indivíduo quanto do ambiente. Conforme a mudança ocorre, as qualidades e os valores centrais de um sistema vão se revelando. Portanto, o próprio processo de mudança fornece informações importantes sobre o sistema. Só compreendemos um sistema quando tentamos transformá-lo.
"Nós precisamos uns dos outros. Esse tipo de interdependência é o maior desafio imposto à maturidade do indivíduo e do funcionamento do grupo." Kurt Lewin.
"A aprendizagem é mais efetiva quando é um processo ativo, não passivo." Kurt Lewin.
Na segunda etapa proposta por Lewin - o processo de mudança em si - as pessoas têm de enfrentar a intimidade e desconcertante tarefa de implementar um novo sistema. Precisam abrir mão das rotinas e práticas conhecidas e adquirir novas habilidades (o que já é suficiente para gerar incertezas e medo de fracassar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário