sábado, 28 de junho de 2025

Livro Desigualdade - O que pode ser feito? - 2

"... Os setores que se baseiam fortemente em profissionais sem qualificação se veem cada vez mais inaptos a concorrer, e os empregos são perdidos ou terceirizados para países com menores salários."

"... A partir daí, podemos tirar duas conclusões políticas. Uma delas deriva imediatamente dessa análise. Elevar o nível de capacitação da força de trabalho torna o país mais capacitado a se beneficiar da globalização. Haverá mais beneficiados e menos prejudicados. Um país com uma força de trabalho mais bem capacitada pode de fato ser totalmente especializado na produção de um produto ou serviço avançados."

"... Se o avanço técnico está associado a técnicas específicas de produção, as possibilidades que se abrem para gerações futuras dependem das escolhas não só sobre pesquisa, mas também sobre que bens e serviços produzir e como produzi-los. As decisões de produção de hoje têm consequências de longo prazo..."

"... Nem podemos ignorar a extensão à qual as atividades sindicais agora são dominadas por uma estrutura legal que se tornou cada vez mais hostil, e que a tendência em décadas recentes tem sido a de reduzir os direitos dos trabalhadores..."

"... A condição sob as quais robôs, ou outras formas de automação, são usados para suplementar o trabalho humano depende, como é de se esperar, dos custos relativos de trabalho e capital. Há um valor crítico da proporção do salário em relação ao custo do capital no qual o uso de robôs se torna econômico... Em seu estudo sobre a suscetibilidade futura à informatização dos empregos nos Estados Unidos, Carl Benedikt Frey e Michael Osborne concluem que 47% de todos os empregos nos Estados Unidos estão na categoria de alto risco, o que significa que essas ocupações serão potencialmente automatizáveis nas próximas décadas."





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Desigualdade - O que pode ser feito ? - 3

        "... Essa mudança na tributação local foi um dos elementos que definiu a virada da desigualdade da década de 1980. A mudança pa...