quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Livro Desigualdade - O que pode ser feito ? - 3

       "... Essa mudança na tributação local foi um dos elementos que definiu a virada da desigualdade da década de 1980. A mudança para um princípio de benefício a partir de um imposto vinculado à capacidade de pagar foi um passo na direção de uma maior desigualdade. Se nosso objetivo é assegurar uma sociedade menos desigual, uma clara contribuição pode ser feita ao se levarem as finanças públicas do Reino Unido de volta a uma tributação de acordo com um princípio que valorize mais a justiça social."

Anthony B. Atkinson.



sábado, 28 de junho de 2025

Livro Desigualdade - O que pode ser feito? - 2

"... Os setores que se baseiam fortemente em profissionais sem qualificação se veem cada vez mais inaptos a concorrer, e os empregos são perdidos ou terceirizados para países com menores salários."

"... A partir daí, podemos tirar duas conclusões políticas. Uma delas deriva imediatamente dessa análise. Elevar o nível de capacitação da força de trabalho torna o país mais capacitado a se beneficiar da globalização. Haverá mais beneficiados e menos prejudicados. Um país com uma força de trabalho mais bem capacitada pode de fato ser totalmente especializado na produção de um produto ou serviço avançados."

"... Se o avanço técnico está associado a técnicas específicas de produção, as possibilidades que se abrem para gerações futuras dependem das escolhas não só sobre pesquisa, mas também sobre que bens e serviços produzir e como produzi-los. As decisões de produção de hoje têm consequências de longo prazo..."

"... Nem podemos ignorar a extensão à qual as atividades sindicais agora são dominadas por uma estrutura legal que se tornou cada vez mais hostil, e que a tendência em décadas recentes tem sido a de reduzir os direitos dos trabalhadores..."

"... A condição sob as quais robôs, ou outras formas de automação, são usados para suplementar o trabalho humano depende, como é de se esperar, dos custos relativos de trabalho e capital. Há um valor crítico da proporção do salário em relação ao custo do capital no qual o uso de robôs se torna econômico... Em seu estudo sobre a suscetibilidade futura à informatização dos empregos nos Estados Unidos, Carl Benedikt Frey e Michael Osborne concluem que 47% de todos os empregos nos Estados Unidos estão na categoria de alto risco, o que significa que essas ocupações serão potencialmente automatizáveis nas próximas décadas."





segunda-feira, 7 de abril de 2025

Livro Desigualdade - O que pode ser feito?


      "... Em vez disso, o objetivo é reduzir a desigualdade abaixo do nível atual, na crença de que esse nível é excessivo..."

      "... Se estamos preocupados com a igualdade de oportunidades de amanhã, precisamos nos preocupar com a desigualdade de resultados de hoje."

      "... Há motivos intrínsecos que o nível atual da desigualdade é excessivo. Esses motivos podem ser enquadrados em termos de uma teoria mais ampla de justiça... Como colocado por Hugh Dalton, economista britânico e ministro das Finanças do Partido Trabalhista no pós-guerra, transferir uma libra de uma pessoa rica para uma pessoa menos abastada, permanecendo todo o resto em condições normais, reduziria a desigualdade e aumentaria a soma da utilidade para a sociedade como um todo."

      "... Mais radical do que Rawls nesse sentido foi Platão, que expressou a visão de que ninguém deveria ser quatro vezes mais rico do que o membro mais pobre da sociedade. Nessa visão igualitária, a desigualdade importa em termos de distância entre rico e pobre, e pode ser um motivo para agir, mesmo quando não haja nenhum ganho para os mais pobres."

     "... A implicação é que questões de distribuição não são de interesse central para economistas. Na verdade, alguns economistas mantêm a visão de que sua profissão não deveria se preocupar de maneira alguma com a desigualdade. Isso foi expresso de modo convincente pelo vencedor do Prêmio Nobel, Robert Lucas, da Universidade de Chicago: Das tendências que são prejudiciais para a economia lógica, a mais sedutora, e em minha opinião a mais venenosa, é focar em questões de distribuição... Importa muito o fato de algumas pessoas poderem comprar passagens para viajar pelo espaço enquanto outras fazem fila em bancos de alimentos." 

Desigualdade - O que pode ser feito? De Anthony B. Atkinson.



quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Paixões da Alma

       "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais necessária que o amor, porque importa mais repelir as coisas que prejudicam e podem destruir do que adquirir aquelas que acrescentam alguma perfeição, sem a qual se pode subsistir."

       "É por isso que devemos servir-nos da experiência e da razão para distinguir o bem do mal e conhecer seu justo valor, a fim de não tomarmos um pelo outro e não nos entregarmos a nada com excesso."

      "Desse modo, se não tivéssemos corpo, eu ousaria dizer que não poderíamos nos abandonar demais ao amor e à alegria, nem evitar demais o ódio e a tristeza. Os movimentos corporais que os acompanham, contudo, podem ser todos nocivos à saúde quando forem muito violentos e, ao contrário, ser úteis a ela quando forem apenas moderados."

      "Mesmo quando forem igualmente mal fundadas, a alegria é usualmente mais nociva que a tristeza porque esta, infundindo certa retenção e certo receio, predispõe de alguma forma à prudência, ao passo que a outra torna inconsiderados e temerários aqueles que se abandonam a ela."

       "Quem quer que tenha vivido de tal maneira que sua consciência não possa recriminá-lo de nunca ter deixado de fazer todas as coisas que julgou serem as melhores (que é aquilo que chamo aqui seguir a virtude), recebe com isso uma satisfação que é tão poderosa para torná-lo feliz, que os mais violentos esforços da paixão nunca têm poder suficiente para derrubar a tranquilidade de sua alma."

As Paixões da Alma. René Descartes.




      

Livro Desigualdade - O que pode ser feito ? - 3

        "... Essa mudança na tributação local foi um dos elementos que definiu a virada da desigualdade da década de 1980. A mudança pa...