quinta-feira, 9 de abril de 2020

Musicoterapia III

"... A música estimula o desenvolvimento:
     Rítmico-sensório-motor:  todas as grandes funções de nosso organismo - pulmonar, cardio-vascular, digestiva, motora ligam-se ao ritmo. Cada ser humano possui ritmo próprio comandado pelas funções neuro-psíquicas e que, além de conduzirem às atividades motoras, dominam as atividades psíquicas. Ora, um dos aspectos principais que o deficiente apresenta é a irregularidade e desarmonia de movimentos, patenteando uma coordenação deficitária entre percepção - pensamento - ação. As atividades rítmicas vêm sanar esta falha, através de seus princípios de regularidade, igualdade e frequência, propiciando um melhor domínio sensório-motor.
     Intelectual: as atividades musicais melhoram o rendimento intelectual, porque permitem o desenvolvimento de capacidades tais como: memória - memorização de melodias e canções; repetição de ritmos, movimentos e mímica - atenção e esforço - ginástica rítmica, estórias cantadas e movimentos com estímulos rítmicos-sonoros; percepção - exercícios de esquema corporal e de orientação espacial; discriminação - exercícios com diferenciação de timbre, altura e intensidade de sons; imaginação e criação - estórias e dramatizações cantadas; associação de ideias e aumento de vocabulário - centros de interesse e melodias afins; linguagem - exercícios respiratórios ritmados, declaração ritmada, repetição de fonemas.
     Sócio-afetivo: todo excepcional possui dificuldade de integração social consequentemente insegurança emocional e afetiva. Sua incapacidade de ajustamento social provoca sentimento de inferioridade, ocasionando distúrbios de comportamento. Esses provocam sentimentos de rejeição por parte do grupo ocasionando, num círculo vicioso, falta de afetividade. As atividades musicais, através dos recursos de socialização que oferece, possibilitam o ensino do respeito ao direito do companheiro, da obediência, da paciência, disciplinando-os, através do interesse, da recreação e da alegria."

Educação Musical Especializada para Deficientes Mentais. Vânia Marise de Campos e Silva. Editora Oriente. Goiânia-GO. 1975.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...