quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Sociedade de Controle

Em seus últimos textos, Deleuze evoca a instalação progressiva e dispersa de um sistema de dominação de indivíduos e populações, dando origem a sociedade de controle. Nessas sociedades, que Foucault situa nos séculos XVIII e XIX, e cujo apogeu ele situa no início do século XX, o indivíduo continua a mover-se de um meio de confinamento para outro: a família, a escola, o exército, a fábrica, o hospital, a prisão. Todas essas instituições, das quais a prisão e a fábrica seriam modelos privilegiados, são igualmente  dispositivos propícios à vigilância, ao esquadrinhamento, ao controle dos individuos constituídos como corpos dóceis, inseridos em moldes.
     Os alunos da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, serão os primeiros do Brasil a se adaptarem ao fardamento digital. As camisas carregam um chip que monitora a frequência de cada estudante e gera o registro do horário em tempo real aos pais por meio de SMS. O gestor esclarece ainda que o projeto visa garantir prioritariamente a permanência dos alunos nas unidades para evitar possível exposição à violência, drogas ou mesmo ao trabalho infantil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...