terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Arte e Instinto

       " Assim se expressou: a sublimação do instinto é um traço especialmente notável da evolução cultural; é o que faz possível que as operações mentais superiores, as atividades científicas, artísticas, ideológicas tenham um papel tão importante na vida civilizada."

      " O sofrimento pode tornar-se produtivo. Sabemos que experiências dolorosas de toda espécie estimulam, às vezes as sublimações, ou ainda revelam novos dons em algumas pessoas, que então se dedicam a pintar, a escrever ou outras atividades criadoras, sob a tensão de frustrações e pesares."

      " O homem sempre preferiu acreditar que os mistérios estão do lado de fora e nunca na intimidade do seu ser."

A Criação Artística e a Psicanálise. Cyro Martins.



quarta-feira, 20 de julho de 2022

A mente humana

      "... um modo que um dia esteve bem estabelecido numa determinada cultura pode mais tarde fenecer."

      "... E, no entanto, é dentro de uma sociedade que nos tornamos o que somos e, seja o que for que realizemos, não o realizamos sozinhos."

      "... desenvolver uma cultura na qual tanto o aspecto intelectual quanto o emocional fossem promovidos e valorizados..."

      "... O progresso no entendimento depende muitas vezes do desenvolvimento de um tipo novo e mais adequado de elaboração imaginativa para substituir a antiga. Quando a antiga se tornou habitual, essa é uma das tarefas mais difíceis para a mente."

      "... Talvez o mais importante, porém, tenha sido a percepção gradual - e ele teve de ser gradual - de que o caminho para um melhor entendimento do mundo natural não passa pela súbita revelação de um mistério secreto, mas pela lenta acumulação de conhecimentos verificáveis."

 




terça-feira, 15 de março de 2022

Ferguson

 " Na verdade, Ferguson se esforça em desvincular o interesse próprio do egoísmo, este que não passa de um engano e surge quando os homens são levados a estimar objetos errados."

Eveline Campos Hauck. Filosofia Ciência e Vida. Edição 160.

Comentário de Marcusvinicius: Ferguson está dizendo que somente o roubo é derivado de egoísmo. Ou seja, o egoísmo somente existe quando o indivíduo se apossa do que não é seu. Mas se esquece daqueles que roubam, e mesmo assim são protegidos pelo Estado. São vistos como virtuosos mas deveriam ser vistos como ladrões. A classe dominante possui muitas letras e leis para se defender. No caso dos bilionários russos, por que a Guerra se possuem tudo que os homens sonham? Não consigo acreditar muito em milhões ou bilhões honestos. Prefiro chamar isso de milionarismo.



domingo, 2 de janeiro de 2022

Além do Bem e do Mal

 

      "... uma expressão sempre visível dessa moral: o movimento democrático continua a herança do movimento cristão."

      "... estão unidos numa resistência encarniçada contra toda pretensão individual, contra todo direito particular, contra todo privilégio (isto é no final das contas, contra todo direito, pois, se todos os homens são iguais, ninguém mais tem a necessidade de direitos... "

Além do Bem e do Mal. Nietzsche.




Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...