domingo, 12 de setembro de 2021

Energia da Casa

 

      "... a casa nos revela muito. Ela é uma ferramenta de autoconhecimento preciosa, que reflete quem somos e como vivemos. As mudanças feitas no ambiente podem ser, também, transformadoras para a nossa própria vida... A casa é como um centro energético, com quem trocamos muitas informações. Quando passamos a entender como essa energia nos afeta, vamos cuidando desse lugar para que ele possa ser esse templo, o templo da nossa alma... Mudar um sofá, uma mesa, essas pequenas mudanças já causam efeito, porque movimentam energia."

terapeuta Fabíola Carvalho. Vida Simples.




quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Mídia


      " Se o jornalista define uma pauta e elimina pautas, ele condena à inexistência social a não-pauta, ela é inconhecível, ela é indiscutível, ela é indemandável."

      " ... a mídia no setor privado será fabricante de um produto à venda. E, por isso, precisa de compradores. E os compradores são o que são... O que há de se esperar da mídia é que, vendendo bem, procure manter os consumidores como estão."

      " Hobbes afirma que o homem é naturalmente desejante e, se o homem é naturalmente desejante, a sociedade é naturalmente uma guerra. " 

Clóvis de Barros Filho. Filosofia Ciência e Vida.




sábado, 4 de setembro de 2021

Psicossomática

 

     " Uma ideia geral emanava da obra, ideia erudita que logo se tornou extremamente popular: a ideia da unidade fundamental da natureza, da solidariedade existente entre todos os fenômenos da natureza, que não se separam das manifestações sobrenaturais. A ideia de que não havia oposição entre o natural e o sobrenatural pertencia ao mesmo tempo às crenças populares herdadas do paganismo, e a uma ciência tanto física quanto teológica... Para a medicina psicossomática, como afirma Trillat, o conflito não é específico... Para essa concepção o subjetivo não é um fator de causalidade, e o sintoma, qualquer sintoma, não é o que deve ser eliminado. Para a psicanálise, o principal sintoma é o próprio Ego, esse é visto como um campo de batalha, como Freud propunha em 1917. "

Lazslo Antônio Ávila. Psicologia. Ciência e Profissão. 1997.



quarta-feira, 1 de setembro de 2021

A Arte da Persuasão

 

     "A arte de persuadir tem uma relação necessária com a maneira pela qual os homens consentem naquilo que lhes é proposto e com as condições da coisa que se quer fazer crer. A maneira mais natural é a do entendimento, pois persuadir consiste tanto em agradar quanto em convencer; de tal forma, os homens se governam mais pelo capricho do que pela razão." Pascal.

       "A persuasão, vista como exercício de influência, efetiva-se pelo uso de mecanismos generalizados de interação social, através dos quais atitudes e opiniões são mudadas. Modificar opiniões é, basicamente, criar, no outro, emoções ainda não existentes, procurando evocar ou estimular as atitudes adequadas a um objetivo específico, atitudes essas que são, usualmente, aprendidas no convívio social." Parson, 1963.

     Skinner observa que o verbo persuadir está relacionado com adoçar, ou seja, persuade-se alguém descrevendo-se consequências reforçadoras positivas, o que torna uma interação mais provável e mais favorável à ação, pois modificamos o que uma pessoa vê quando olha, através da manipulação de contingências. Assim, persuadimos alguém recorrendo a estímulos associados a consequências positivas.

    Psicologia. Ciência e Profissão.




Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...