domingo, 25 de novembro de 2018

Comunicação Não-Verbal

     "Nos primórdios da raça humana, antes da evolução da linguagem, o homem se comunicava através do único meio de que dispunha: o não-verbal. Os animais ainda se comunicam desse jeito e muitos deles conseguem trocar informações com um alcance bem mais amplo do que era possível imaginar até há bem pouco tempo atrás. De certa forma, o comportamento não-verbal do ser humano é extremamente parecido com o comportamento necessariamente não-verbal dos animais, sobretudo com o de outros primatas. Algumas coisas ainda comunicamos da mesma forma que os animais, mas desde o advento das palavras já não temos mais consciência disso.
      Recentemente, os etologistas começaram a estudar, analisar e a comparar os sistemas de comunicação do homem e dos animais. Seus métodos e suas descobertas têm tido influência cada vez maior sobre os cientistas que cuidam da comunicação não-verbal. Já houve sugestões, inclusive, para que todo esse campo fosse chamado de etologia humana.
      O etologista é, basicamente, um biólogo, mas um biólogo que se preocupa, em particular, com o comportamento que permite ao animal adaptar-se ao seu meio ambiente, incluindo-se aí o meio social composto por outros membros da espécie. Quando sua atenção se volta para o ser humano, o etologista pergunta: Até que ponto se pode entender o comportamento do homem como um produto do processo evolutivo?"

A Comunicação Não-Verbal. Flora Davis.
Summus Editorial.

Reflexão: A comunicação verbal está continuamente sendo sobrecarregada de conteúdo passional, das escolhas passionais de cada indivíduo. Ou seja, para uma espécie de resolução política diante de um acordo político, a comunicação verbal parece não ter mais grande valia. Pois muitas vezes, guardamos nosso rancor ou ódio passional diante de um adversário, que originariamente poderia ser um aliado. A escrita, por mais erudita que seje, possui uma qualidade de comunicação dos animais. Ela também é uma maneira de comunicação e expressão sem haver o discurso verbal, em que na maioria das vezes, ao invés de fragmentar, serve apenas para desfragmentar, causando rivalidades e inimizades inóspitas.



Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...