sexta-feira, 20 de abril de 2018

Sentimentos e Sentidos

"O que não funciona é uma rede associativa de padrões restrita às propriedades observáveis de um objeto, um exemplo moderno da máxima de Aristóteles de que "não há nada no intelecto que não estivesse previamente nos sentidos... Por exemplo, o que quer que atraia você em um dos gêmeos - o modo como ele anda, como ele fala, sua aparência etc. - deveria atrair você no outro. E isso impeliria os gêmeos para histórias de ciúme e traição de proporções descomunais. Na verdade, nada disso acontece. A esposa de um gêmeo idêntico não sente atração romântica pelo irmão dele. O amor prende nossos sentimentos à outra pessoa como uma pessoa específica, e não como um tipo de pessoa, não importa quanto o tipo seja restrito."



Como a Mente Funciona

"Porque essas demonstrações lançam dúvida sobre a mais influente teoria já proposta a respeito de como a mente funciona. Em si mesmo, um percéptron, ou rede de camada oculta, é uma implementação hi-tech de uma doutrina muito antiga: a associação de ideias. Os filósofos britânicos John Locke, David Hume, George Berkeley, David Hartley e John Stuart Mill afirmaram que o pensamento é governado por duas leis. Uma é a da contiguidade: ideias que são frequentemente vivenciadas juntas acabam por associar-se na mente. A partir de então, quando uma é ativada, a outra se ativa também. A outra lei é a da semelhança: quando duas leis são semelhantes, tudo o que foi associado à primeira ideia é associado automaticamente à segunda. Hume sintetizou assim a teoria em 1748:

     A experiência nos mostra diversos efeitos uniformes, resultantes de certos objetos. Quando se produz um novo objeto dotado de qualidades sensíveis semelhantes, esperamos poderes e forças semelhantes e procuramos um efeito parecido. De um corpo com cor e consistência semelhantes às do pão esperamos nutrição e sustentos parecidos."



Paixões da Alma

        "Isso mostra que todas as cinco são muito úteis em relação ao corpo. Até mesmo a tristeza é de alguma forma anterior e mais nec...